Este texto foi publicado no Relatório de Gestão de Novembro de 2020 da Verde Asset. O texto foi escrito por Edson Rigonatti e Guilherme Lima, da Astella Investimentos, com a participação da própria Verde Asset em alguns trechos. Para acessar o relatório de gestão na íntegra clique aqui.

Image for post
Image for post
Wikimedia

Até muito pouco tempo atrás, se falava em empresas da velha e da nova economia. Para investidores de empresas listadas em bolsa, isso era quase uma desculpa para não se preocupar em entender de tecnologia. Isso acabou. Hoje, todas as empresas são empresas de tecnologia. Algumas nascem assim — os insurgentes. Outros correm atrás dela — os incumbentes. …


Valuation é um dos assuntos mais intrigantes no mundo de investimento de Venture Capital para quem não é do meio. A falta de histórico das empresas investidas, a análise de investimentos em ativos intangíveis com modelos inovadores e de alta incerteza, assim como grande potencial para o futuro, deixam o assunto parecer um pouco subjetivo. Junto a isso, investimentos e valuation de Startups têm sido assuntos corriqueiros na mídia, mas, muitas vezes, as informações de rodadas divulgadas são acumuladas ou não apresentam nenhum racional, o que confunde ainda mais o entendimento.

Ao empreendedor, esse assunto surge quando ele avança com os potenciais investidores em seu processo de fundraising. …


Alguns estudos mostram que os fatores que mais levam uma Startup ao fracasso são a falta do Product-Market Fit (PMF) e o Conflito entre Sócios.

Geralmente, o Product-Market-Fit (PMF) é construído ao longo do desenvolvimento do negócio, e eventuais problemas relacionados podem ser solucionados ou ajustados durante sua jornada. Já o Conflito entre Sócios é um problema que não existe uma fórmula lógica para solucionar. A energia negativa e fricção deste assunto dentro das empresas podem custar caro e até acabar com a sociedade, mas que, por outro lado, é possível mitigar os riscos desde o começo. …


Meu texto de estreia no blog da Astella é sobre Captable, um tema muito discutido internamente na equipe Astella, e um fator crítico na análise de investimento em Startups. O objetivo deste texto é compartilhar como olhamos sobre a importância desse assunto para investidores e, principalmente, para fundadores de Startup que buscam financiamento via Venture Capital.

Um dos conceitos primordiais para fundadores que buscam investimentos de Venture Capital é o “stage financing”. Esse modelo de financiamento prevê que a cada estágio da Startups há um objetivo a ser conquistado pelo negócio — ou um milestone — e que cada milestone necessitará de um universo de montante de capital para chegar neste objetivo. …


Esse texto foi originalmente publicado no Blog da ACE Startups. Se gostar deste texto, assine a minha newsletter: https://dealflow.substack.com/

Unbundling é um termo em inglês para desagregação ou dissociação. No ambiente de negócios, é um movimento de transformação de mercados. Ele acontece por meio da disrupção de grande conglomerados, com ofertas específicas e mais eficientes.

Buscando atender dores do mercado

Historicamente, o custo e tempo necessário para produzir e distribuir soluções para clientes de maneira que os satisfaçam, dificultam a viabilidade de novos produtos ou serviços. Para compensar, empresas começaram a desagregar a sua cadeia de valor, com desmembramento de ativos de produção, ou de distribuição do seu negócios. Dessa forma, ganham maior eficiência e competitividade em custos. …


Esse texto foi originalmente enviado na DealflowBR #21.

Quando o investidor vai receber o pitch deck de uma startup, ele sabe que uma coisa é certa: o slide de ambiente competitivo virá com aquele gráfico de dois eixos — onde a Startup está no alto na direita — ou com aquele slide de grade das features — o qual o da Startup estará quase todo preenchido.

Jason Lemkim, fundador da SaaStr, quando vê esses slides, provoca o empreendedor com uma pergunta bem interessante — que serve como reflexão e estimula a discussão de como o empreendedor vê o mercado. …


Tenho uma grande novidade aos leitores e interessados.

Eu organizei uma Bilblioteca de Boas Práticas, Templates e Exemplos sobre os assuntos Fundraising & Equity, Pitch Deck e Outros. É uma compilação de material de referências públicas, de gestores, profissionais e especialistas que admiro, para que empreendedores possam usar e aplicar.

Muitos deles já passaram por aqui, e a ideia é seguir incluindo. Clique aqui para acessar a Biblioteca.

Image for post
Image for post
http://dealflowbr.com/biblioteca-dealflowbr/

Importante:

  • Utilize-os com apoio de um especialista. Principalmente os que envolver alto risco, como documento jurídicos, no caso, contrate um advogado para assessorar.
  • Os templates e playbook podem te ajudar muitos a ganhar tempo. O ideal é adaptá-los para sua forma de trabalho, processos, mercado…

Esse post foi escrito pro Blog da ACE. Para receber esse e outro posts como esse clique aqui e assine minha Newsletter.

Recentemente, me deparei no Linkedin com o essa tabela, e a indagação do autor da postagem: Por que o valuation do Nubank é muito maior que o do Banco Inter?

Image for post
Image for post

De antemão, assim como esta, existem muitas outras discrepâncias curiosas, e podemos percebê-las quando comparamos algumas empresas no mercado. Por exemplo:

  • A Tesla tem o valor de mercado muito superior, quando comparada às outras montadoras. …

Na edição da Dealflow #19, eu comentei sobre se estamos em Bolha de Tecnologia e trouxe alguns argumentos práticos sobre o por quê eu acho que ainda não estamos próximos de um estouro de bolha.

Agora, para esse texto, eu gostaria de trazer algumas ideias de um ótimo livro que li recentemente chamado “Revoluções Tecnológicas e o Capital Financeiro — A Dinâmica de Bolhas e os Tempos Dourados” de Carlota Perez, de 2003 (a tradução do título e dos termos desse artigo foi feito livremente por mim).

Este é um livro que, como o nome diz, explica as dinâmicas das revoluções tecnológicas e o comportamento do capital financeiro ao longo dos últimos ciclos tecnológicos e econômicos. As Teorias e os Frameworks trazidos no livro nos ajudam muito encontrar e explicar o contexto histórico que vivemos, e, se correto, pode nos ajudar a predizer o que deve acontecer dentro dos próximos ciclos econômicos. …


As ações das empresas de tecnologia vêm apresentando forte crescimento nos últimos anos. Com isso, muita gente sempre comenta e questiona se estamos numa bolha de tecnologia. Isso acontece praticamente todo ano:

Image for post
Image for post
Imagem do Twitter

Recentemente, o jornal Financial Times reportou que os múltiplos de preço/lucro dos próximos 12 meses (P/E) das 500 maiores ações americanas atingiram os patamares mais altos desde a bolha da internet:

About

Guilherme Lima

Brazilian venture investor @astellainvest and editor-writer @dealflowbr .

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store