Ao longo das próximas semanas, publicaremos conteúdos em vídeo do Astella Expert Network (AEN), nosso programa que visa escalar a criação de valor da Astella para empreendedores, e que conta com uma rede de especialistas, consultores, empreendedores de diversas áreas, além do time Astella.

A primeira série de vídeos traz Theo Orosco, partner do Astella Expert Network e cofundador e CEO da Exact Sales, maior software de Sales Engagement da América Latina. Pra essa lista iniicial, Theo compartilha diversas dicas importantes sobre a construção de uma Máquina de Vendas Low-touch e Mid-touch.

A segunda série de videos do Astella Expert…


Recentemente anunciamos investimento em duas Startups GovTechs: a Aprova Digital e a Gove. A decisão de investir veio depois de extenso estudo e pesquisas sobre o mercado de tecnologia para governos, em que pudemos entender melhor o potencial deste mercado. Ao final, concluímos que é uma oportunidade única em um mercado em transformação, ainda pouco penetrado, e que pode trazer ao mesmo tempo bons retornos para o fundo e transformar o país.

Sobre GovTech

GovTech é o ecossistema que desenha e constrói tecnologia para apoiar e habilitar a melhor eficiência e transformação de serviços públicos. Governos são reconhecidos pelo uso de sistemas…


Faz um ano que criei a DealflowBR e comecei a escrever “~quinzenalmente”, trazendo uma curadoria de conteúdo, com alguns extratos e insights, e alguns devaneios próprios sobre Venture Capital e Investimento em Tecnologia para sua caixa de e-mail. Comecei como forma de criar uma cadência, melhorar a forma de me expressar e poder ajudar empreendedores e investidores a tomarem decisões através das minhas experiências.

Escrever é talvez a forma mais difícil de se comunicar, porque leva mais tempo e porque é a mais clara. Por outro lado, como geralmente tudo que é difícil é melhor, quando pronto, é onde o…


Como qualquer investidor, as grandes corporações também querem participar de investimentos em Startups como Uber, AirBnb ou Facebook. Essas Startups tiveram o crescimento acelerado e, em poucos anos, se tornaram líderes dos seus mercados.Todas receberam diversas rodadas de fundos de Venture Capital até se tornarem relevantes, até abrindo seu capital em Bolsa de Valores.

Além do retorno financeiro, as corporações buscam benefícios estratégicos através do acesso e da visibilidade de novas inovações tecnologias disruptivas, que estão ditando a economia e o futuro dos negócios, e as Startups têm se provado mais eficientes e mais velozes no desenvolvimento dessas novas tecnologias…


Este texto foi publicado no Relatório de Gestão de Novembro de 2020 da Verde Asset. O texto foi escrito por Edson Rigonatti e Guilherme Lima, da Astella Investimentos, com a participação da própria Verde Asset em alguns trechos. Para acessar o relatório de gestão na íntegra clique aqui.

Wikimedia

Até muito pouco tempo atrás, se falava em empresas da velha e da nova economia. Para investidores de empresas listadas em bolsa, isso era quase uma desculpa para não se preocupar em entender de tecnologia. Isso acabou. Hoje, todas as empresas são empresas de tecnologia. Algumas nascem assim — os insurgentes. Outros…


Valuation é um dos assuntos mais intrigantes no mundo de investimento de Venture Capital para quem não é do meio. A falta de histórico das empresas investidas, a análise de investimentos em ativos intangíveis com modelos inovadores e de alta incerteza, assim como grande potencial para o futuro, deixam o assunto parecer um pouco subjetivo. Junto a isso, investimentos e valuation de Startups têm sido assuntos corriqueiros na mídia, mas, muitas vezes, as informações de rodadas divulgadas são acumuladas ou não apresentam nenhum racional, o que confunde ainda mais o entendimento.

Ao empreendedor, esse assunto surge quando ele avança com…


Alguns estudos mostram que os fatores que mais levam uma Startup ao fracasso são a falta do Product-Market Fit (PMF) e o Conflito entre Sócios.

Geralmente, o Product-Market-Fit (PMF) é construído ao longo do desenvolvimento do negócio, e eventuais problemas relacionados podem ser solucionados ou ajustados durante sua jornada. Já o Conflito entre Sócios é um problema que não existe uma fórmula lógica para solucionar. A energia negativa e fricção deste assunto dentro das empresas podem custar caro e até acabar com a sociedade, mas que, por outro lado, é possível mitigar os riscos desde o começo. …


Meu texto de estreia no blog da Astella é sobre Captable, um tema muito discutido internamente na equipe Astella, e um fator crítico na análise de investimento em Startups. O objetivo deste texto é compartilhar como olhamos sobre a importância desse assunto para investidores e, principalmente, para fundadores de Startup que buscam financiamento via Venture Capital.

Um dos conceitos primordiais para fundadores que buscam investimentos de Venture Capital é o “stage financing”. Esse modelo de financiamento prevê que a cada estágio da Startups há um objetivo a ser conquistado pelo negócio — ou um milestone — e que cada milestone…


Esse texto foi originalmente publicado no Blog da ACE Startups. Se gostar deste texto, assine a minha newsletter: https://dealflow.substack.com/

Unbundling é um termo em inglês para desagregação ou dissociação. No ambiente de negócios, é um movimento de transformação de mercados. Ele acontece por meio da disrupção de grande conglomerados, com ofertas específicas e mais eficientes.

Buscando atender dores do mercado

Historicamente, o custo e tempo necessário para produzir e distribuir soluções para clientes de maneira que os satisfaçam, dificultam a viabilidade de novos produtos ou serviços. Para compensar, empresas começaram a desagregar a sua cadeia de valor, com desmembramento de ativos de produção, ou de…


Esse texto foi originalmente enviado na DealflowBR #21.

Quando o investidor vai receber o pitch deck de uma startup, ele sabe que uma coisa é certa: o slide de ambiente competitivo virá com aquele gráfico de dois eixos — onde a Startup está no alto na direita — ou com aquele slide de grade das features — o qual o da Startup estará quase todo preenchido.

Jason Lemkim, fundador da SaaStr, quando vê esses slides, provoca o empreendedor com uma pergunta bem interessante — que serve como reflexão e estimula a discussão de como o empreendedor vê o mercado. …

Guilherme Lima

Brazilian venture investor @astellainvest and editor-writer @dealflowbr .

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store